sexta-feira, janeiro 06, 2012

DIA DA DEFESA NACIONAL

Apenas em português. 
{ only in portuguese this time }


Oi coisas liiiindas! 
Ontem fui ao Dia da Defesa Nacional. Estava à espera que fosse horrível e chato, mas por acaso foi muito interessante. Deu para conhecer melhor como são as Forças Armadas portuguesas e a maneira como trabalham e como passam o seu dia-a-dia.
Admiro o facto de terem a coragem suficiente para arriscar as suas próprias vidas em prol da sua pátria (da nossa pátria). 
Tive a oportunidade de passar um dia dentro da Base Militar de Ovar. Mal lá chegamos vimos o içar da bandeira portuguesa - um momento de puro respeito. De seguida fomos tomar um pequeno-almoço - de aproximadamente 10minutos, tempo que para mim é muuuuito pouco para se conseguir comer - e assistimos a uma palestra onde ficamos a conhecer melhor quais as funções de cada área das Forças Armadas - Exército, Força Aérea e Marinha - e como todos levam o seu trabalho muito a sério. A palestra foi dada por dois Almirantes e um Alfere. Eram divertidos, principalmente o Alfere. 
Depois da palestra fomos ver uma ''actuação'' dos cães das Forças Armadas e acho que essa foi a minha parte preferida do dia. Aqueles cães, além de muito obedientes, são tãoooo inteligentes! Meu deus, quem me dera poder trabalhar com eles! E quem me dera também que o meu cão fosse assim, mas não se pode ter tudo, ihih. 
Almoçamos e fomos ver uma exposição de aviões e helicópteros pertencentes às FA. Eram tão grandes e tinham taaantos botões! Fomos ainda ao quartel de bombeiros da base, onde nos deram a conhecer melhor os seus camiões e as suas vestes, diferentes dos bombeiros normais. 
Assistimos novamente a uma palestra. Desta vez esta tinha mais o objectivo de dar a conhecer onde se podem tirar os cursos para se entrar para as Forças Armadas bem como os diferentes cargos, postos e vencimentos. Assistimos ainda a dois filmes que retratavam o trabalho de todos eles ao longo dos anos.
Após isso respondemos a um inquérito, assistimos ao arrear da bandeira - novamente um momento de puro respeito - e despedimo-nos de todos os militares que nos acompanharam ao longo do dia. 
Ao fim do dia estava muito contente. Foi uma boa experiência e adorei. 


Ao início não sabia que se podia tirar fotos, por isso perdi metade do dia. Além disso, infelizmente, a minha máquina fotográfica é uma porcaria, a sério, logo as poucas fotos que tirei têm muito má qualidade. Cheguei a um ponto em que as tirei com o telemóvel. Deixo-vos aqui algumas das muito poucas. Espero que gostem :)








Bom, é só! Tenho pena de não ter mais para vos mostrar. Prometo que vou investir numa boa máquina fotográfica! Aliás, é um objectivo que tenho já há algum tempo. Vamos a ver, não está fácil. 
Beijinhos 

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim sou do Porto também e ao contrario de ti o meu dia da defesa nacional foi em Gaia e nao se compara aí em ovar que parece ter sido mais interessante*